Setre entrega van e bicicletas motorizadas a catadores de Santo Antônio de Jesus - Juci Ribeiro

Setre entrega van e bicicletas motorizadas a catadores de Santo Antônio de Jesus

Compartilhe

 Por;Juci Ribeiro

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou, nesta sexta-feira (14) a entrega de uma van e seis bicicletas motorizadas que vão fortalecer e dignificar o trabalho de catadores e recicladores do município de Santo Antônio de Jesus. 


A iniciativa integra o conjunto de ações do projeto RECICLASAJ: Trabalho nas Ruas com Dignidade, que tem como objetivo promover trabalho decente, inclusão social e melhoria das condições de atuação desse público.


O projeto prevê, também, a aquisição de uniformes e equipamentos de proteção individual, voltados a garantir mais segurança.


As ações também buscam enfrentar dificuldades socioeconômicas históricas e combater o racismo estrutural que impacta diretamente o exercício do trabalho dos catadores e recicladores. 


Além da entrega dos equipamentos, serão realizados encontros e oficinas formativas para os 120 beneficiários, fortalecendo práticas de Economia Solidária e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico inclusivo, com igualdade de gênero e raça. 


O investimento destinado à compra da van e das bicicletas soma R$ 300 mil, valor que integra o orçamento global do projeto.


O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou a importância da iniciativa para transformar realidades e ampliar oportunidades. “Nosso compromisso é garantir que esses trabalhadores, que desempenham um papel fundamental para o meio ambiente e para a economia circular, tenham condições dignas de exercer seu ofício. Com esses novos equipamentos e com as ações formativas, estamos promovendo inclusão, justiça social e reafirmando o papel do Estado em combater desigualdades”, afirmou.


"Essa iniciativa do Governo do Estado, vem  potencializar ainda mais esse trabalho tão significante. Agora, com essas bicicletas elétricas, vamos deixar de empurrar carrinho e puxar carroça. Além disso, o projeto prevê a nossa capacitação. Tudo isso eleva a nossa autoestima, já que muitas vezes o catador é invisibilizado e uma vez que nós estamos com uma bicicleta, fardamento, as pessoas começam a enxergar e a perceber a grandeza que é esse trabalho", relata, emocionado, Renilton Silva, coordenador da Técnico da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis do Recôncavo Baiano (ACRB).


O projeto é financiado pelo Edital do Fundo de Fomento ao Trabalho Decente - Funtrad.


Ascom/Setre



Foto: Ricardo Filho/ Ascom Setre

Moda e Estilo

publicidade