Circuito Filmes que Voam! realiza sessão de filmes com presença do ator Fabrício Boliveira - Juci Ribeiro

Circuito Filmes que Voam! realiza sessão de filmes com presença do ator Fabrício Boliveira

Compartilhe

 Por : Juci Ribeiro


Atores Glória Pires e Fabrício Boliveira em Nise - O coração da Loucura 


Sessões acontecem no Espaço Cultural Alagados, com exibição gratuita do longa premiado “Nise - o coração da loucura”, seguida de bate-papo com o ator Fabrício Boliveira e mostra de curtas de animação

Circuito Filmes que Voam retorna  ao Espaço Cultural Alagados (Uruguai) em Salvador, no dia 19 de agosto (terça-feira), para uma programação especial e totalmente gratuita. Às 19h, será exibido o longa “Nise – O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner, seguido de bate-papo com o ator Fabrício Boliveira , integrante do elenco. 

Inspirado na trajetória da psiquiatra Nise da Silveira, o filme retrata sua luta contra métodos agressivos no tratamento de pacientes com esquizofrenia e a implementação de um modelo terapêutico inovador baseado na arte e no afeto. Mais cedo, às 15h, haverá uma mostra de curtas de animação para todas as idades, reunindo produções premiadas e histórias que abordam amizade, diversidade, ancestralidade e imaginação.

Lançado em 2015, “Nise – O Coração da Loucura” conquistou reconhecimento internacional, sendo premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Tóquio, além de receber o Prêmio do Público no Festival do Rio e no Festival Internacional de Cinema de Paulínia. A atuação de Gloria Pires, que interpreta Nise, também foi amplamente elogiada, garantindo indicações e troféus em premiações nacionais. Com fotografia sensível e narrativa inspiradora, o longa tornou-se uma das obras mais emblemáticas do cinema brasileiro contemporâneo, destacando a importância da empatia e da humanização no tratamento de pacientes psiquiátricos.

Idealizado pela produtora e distribuidora Borboleta Filmes (@borboletasfilmes), o projeto tem como missão promover a circulação de obras audiovisuais nacionais, debates e formações, usando o cinema como ferramenta de transformação social.

Mostra de Curtas de Animação

A sessão da tarde do Circuito Filmes que Voam! será dedicada à exibição de três curtas de animação, oferecendo ao público obras sensíveis, criativas e cheias de significado. Confira os títulos:

  • Balú – Direção: Paula Gomes

A amizade entre um menino e seu cachorro vira-lata Balú é abalada quando o animal desaparece misteriosamente. Na busca pelo amigo, o garoto se depara com novas descobertas sobre o mundo que o cerca.

  • A Menina e o Mar – Direção: Gabriel Mellin

Inspirado no livro infantil O Menino e o Mar, de Lulu Lima, o curta narra o encontro entre um menino, receoso das águas do mar, e uma menina que encontra poesia em cada grão de areia. Com uma fotografia delicada e temas como diversidade, acessibilidade, uso da tecnologia, contato com a natureza e imaginação, a obra conquistou 35 prêmios e participou de 80 festivais em 20 países, incluindo Mostra de Tiradentes, Festival de Cinema de Ouro Preto e Festival Internacional de Cinema de Curitiba.

  • O Casaco – Direção: Alisson Affonso

Baseado nos quadrinhos da série Black Flower, apresenta como protagonista uma menina negra que, consciente da força de sua ancestralidade, enfrenta desafios em um mundo que exige coragem e resiliência.

O projeto Circuito Filmes que Voam!” foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO:
Data: 19 de agosto de 2025
Local: Espaço Cultural Alagados (Uruguai) – Salvador (BA)
Sessão de Curtas: 15h
Sessão do Longa: 19h (Debate com o ator Fabrício Boliveira após a exibição)
Atividade gratuita e aberta ao público

Acompanhe em: @borboletasfilmes

_____________

SOBRE: Fabrício Boliveira é ator brasileiro, nascido em Salvador (BA), conhecido por sua versatilidade no cinema, televisão e teatro. Ganhou projeção nacional ao interpretar o protagonista João de Santo Cristo no filme Faroeste Caboclo (2013), papel que lhe rendeu prêmios como o de Melhor Ator no Festival de Cinema de Paulínia. No cinema, também se destacou em obras como Simonal (2018), no qual interpretou o cantor Wilson Simonal, e Marighella (2019), dirigido por Wagner Moura. Na televisão, participou de produções de grande audiência como A Força do Querer (2017), Segundo Sol (2018) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Sua carreira é marcada por personagens intensos e engajados, refletindo temas sociais e culturais relevantes para o Brasil.


SOBRE: Borboletas Filmes é uma Produtora e Distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realização, produção, distribuição e gestão de conteúdos culturais, com expertise acentuada para os conteúdos audiovisuais identitários.




Moda e Estilo

publicidade