Por :Juci Ribeiro
Gestão ambiental, descarbonização e economia circular são os temas de maior visibilidade na agenda das empresas do segmento
O setor de alimentos e bebidas segue entre os mais diretamente afetados pelas mudanças nos padrões de consumo e pelas demandas por saudabilidade, rastreabilidade e produção de baixo impacto, segundo o Anuário Integridade ESG 2025, elaborado pela Insight Comunicação, que analisa a atuação de empresas na Agenda ESG ao longo de 2024. No ano passado, “cresceram as iniciativas voltadas à valorização de pequenos produtores, à inovação em ingredientes e processos e à redução do desperdício”, salienta o levantamento. Por outro lado, a cadeia de suprimentos, extensa e diversa, tem se mostrado um “terreno crítico” para a expansão da agenda ESG nesse universo.
O Anuário Integridade ESG lista as cem empresas mais bem posicionadas com ações no tripé meio ambiente, pessoas e de governança. O estudo traz, além do ranking nacional, o top 5 de 15 setores. No de alimentos e bebidas, os assuntos de maior ênfase e visibilidade pelas empresas no pilar do meio ambiente foram gestão ambiental, descarbonização e economia circular.
A liderança no segmento foi assumida pela Ambev. O relatório destaca a nova fábrica de vidros sustentáveis da empresa, que serão produzidos a partir da reciclagem de cacos recolhidos por parceiros. A unidade está em construção em Carambeí, no Paraná, e conta com um aporte de R$ 870 milhões. Na vice-liderança, a Pepsico chamou atenção pela implementação de placas solares em carrocerias, com foco na descarbonização de sua cadeia produtiva. Em 2024, adquiriu o seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil, possibilitando a redução total das emissões de GEE em comparação a um caminhão movido a diesel.
A Nestlé que, ocupa a terceira posição no ranking setorial, se diferenciou especialmente no pilar social, de acordo com o anuário. O documento ressalta que, em 2024, a Nestlé destinou R$ 26 milhões a programas de qualificação para jovens, buscando capacitar mesmo aqueles não selecionados em entrevistas. Ofereceu ainda 2.600 vagas em estágio e cursos, mil delas em gastronomia, com 500 voltadas ao empreendedorismo no setor.
Fechando o top 5, vêm a Coca-cola, que elevou os investimentos no país para R$ 4 bilhões, com parte dos recursos sendo destinada a ações socioambientais; e a Danone, na quinta posição, que direcionou seus esforços principalmente para a promoção da economia circular, bem-estar dos colaboradores e fortalecimento da cadeia de reciclagem.