EDIÇÃO INDÍGENA DA FEIRA ARTESANATO DA BAHIA VAI REUNIR PRODUTOS DE VÁRIAS ETNIAS NO MAC - Juci Ribeiro

EDIÇÃO INDÍGENA DA FEIRA ARTESANATO DA BAHIA VAI REUNIR PRODUTOS DE VÁRIAS ETNIAS NO MAC

Compartilhe

 Por Juci Ribeiro 

EDIÇÃO INDÍGENA DA FEIRA          ARTESANATO DA BAHIA 

De várias regiões do estado, artesãs e artesãos indígenas vão ocupar o Museu


Fotos: Ag. Dudes

As artesãs e os artesãos das etnias Tupinambá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kariri-Xocó, Kiriri, Pataxó, Tuxá e Kaimbé, vão expor e comercializar seus produtos na Feira Artesanato da Bahia – Edição Indígena, de 26 a 28 de abril, das 16 às 22h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, na Rua da Graça, 284, Graça. A ação faz parte Abril do Artesanato Indígena, no mês que se comemora os povos originários, a Feira vai reunir as comunidades que vivem nos territórios de identidade Velho Chico, Semi-Árido Nordeste II, Itaparica, Metropolitano de Salvador, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul. A entrada é gratuita.

Como atração cultural, a Feira contará com apresentação do artista indígena Akuã Pataxó na sexta-feira e Beatriz Tuxá no sábado, no palco, às 17h. Nos três dias de evento, a programação segue com Cantos e Rituais indígenas, na área externa do Museu, exibição de vídeos da série Quem faz? com depoimento de artesãs e artesãos, e imagens no Espaço de Convivência do Museu. 

Nas composições tradicionais e contemporâneas de seus produtos, as artesãs e os artesãos indígenas utilizam da matéria prima nativa, como aproveitamentos de sementes e cocos, penas de animais domésticos, fibras naturais de cipós, piaçava, palmeira do licuri, madeiras e argila. Estes materiais resultam em peças que despertam cada vez mais desejos em quem aprecia o artesanato dos povos originários da Bahia. Entre os produtos que serão comercializados na Feira, estão os entalhados e pintura em madeira, trançado de fiada e tecida em aiós, utilitários talhados em madeira, a tradicional cerâmica Kiriri, maracas, arcos e flechas, apitos e colares.

Quem visitar a Feira, terá a oportunidade de adquirir os produtos diretamente das mãos das artesãs e artesãos indígenas. Será uma oportunidade também de conhecer a diversidade de técnicas utilizadas e a identidade de cada etnia.


“A edição especial Feira do Artesanato da Bahia, faz uma homenagem aos povos indígenas e toda a sua diversidade. São lindas praça artesanais que expressão a beleza do artesanato indígena. Além disso entregaremos dezenas de Carteiras Nacional Artesão e da Artesã”, explica Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.


A Feira Artesanato da Bahia – Edição Indígena é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial – Sepromi e o apoio institucional do IPAC e Secretaria de Cultura.


SERVIÇO

Edição indígena - Feira Artesanato da Bahia

Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia- MAC – térreo. Rua da Graça. 

Entrada Gratuita

Programação

Sexta-feira – 26/04

Abertura às 16h e encerramento às 22h

- 17h: Akuã Pataxó – Palco;

Exibição de vídeos da série “Quem faz?” - Indígena, com depoimento de artesãs e artesãos e imagens - Sala de Exibição do Museu.

- Apresentações de Cantos e Rituais indígenas, na área externa;


Sábado - 27/04

- 17h: Beatriz Tuxá - Palco.

Sábado e domingo - 27 e 28/04

Horário: das 16 às 22h

Exibição de vídeos da série “Quem faz?” - Indígena, com depoimento de artesãs e artesãos e imagens - Sala de Exibição do Museu.

- Apresentações de Cantos e Rituais indígenas, na área externa.

Moda e Estilo

publicidade