*Filhas de Gandhy levam empoderamento feminino para as ruas do Pelourinho - Juci Ribeiro

*Filhas de Gandhy levam empoderamento feminino para as ruas do Pelourinho

Compartilhe

 Por Juci Ribeiro

            Filhas de Gandhy 

Depois da cerimônia do Xirê com Águas e Ogans, pedindo licença e autorização para Exu, o Orixá dos caminhos, o Afoxé Filhas de Gandhy se reuniu, no início da tarde deste sábado (10), na sede da entidade, para dar início ao primeiro desfile do bloco em 2024, levando toda a tradição do azul e branco para o Circuito Batatinha, no Centro Histórico, de Salvador.


Comemorando 45 anos de existência, as Filhas de Gandhy trazem seus atabaques, agogôs, tambores e cânticos para celebrarem a cultura, a tradição e a força das mulheres de terreiro.


Em 2024, o primeiro Afoxé feminino do Brasil tem como tema: *Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado*, destacando a identidade de matriz africana, principalmente através do ritmo ijexá, da musicalidade, repertório, danças e figurinos.


Levando animação e empoderamento feminino para as foliãs do bloco, as Filhas de Gandhy ainda trouxeram como atrações a cantora Vanessa Borges, que ficou conhecida em todo o Brasil depois de participar do The Voice Brasil, e a DJ Bieta Rodrigues.


*Dança ancestral*


Sob a coordenação e direção artística de Silvana Magda, o bloco celebrou a força e a sabedoria das mulheres que zelam pelos saberes ancestrais.


A concepção artística se concentra nos elementos da natureza, onde a 

Água significa fonte de vida e purificação, já que as mulheres de terreiro detém o conhecimento de seus mistérios. A Terra que é a base da existência e as guardiãs ensinam a cuidar dela e de seus frutos. O Fogo que simboliza a transformação e força destas mulheres, e o Ar, como elemento essencial para a vida, através do qual as detentoras do saber ancestral nos conectam à sabedoria dos ventos.


Para dar vida a essa visão, a talentosa dançarina e coreógrafa Tatiana Sampaio foi convidada a participar do cortejo. E junto com seu grupo de 50 dançarinos, ela formará um oráculo da vida, representando a força e a beleza da ancestralidade afro-brasileira.


*Desfiles*


Depois do desfile neste sábado no Centro Histórico, as Filhas de Gandhy estarão na segunda (12/02) no Circuito Dodô / Barra.


15h - Concentração 

16h - Desfile do Afoxé das Filhas de Gandhy com Vanessa Borges e a DJ Bieta Rodrigues.



FT : Heder Novaes

Moda e Estilo

publicidade